O poder das palavras


Olá, tudo bem? Você conhece a história de alguma pessoa que deu uma guinada na vida após ouvir um simples conselho ou uma palavra de incentivo?
São muitas as histórias de vidas transformadas pelo poder das palavras. Às vezes até mesmo uma exortação sincera pode mudar o rumo de nossa existência.
Foi o que aconteceu com um médico medíocre que, frustrado com sua profissão, seguiu os conselhos da mãe e se tornou um próspero cabeleireiro. O que ela lhe disse? – “Filho, você nunca terá sucesso fazendo o que não gosta. Será uma pessoa infeliz e um péssimo profissional”.
Pois bem, essas simples palavras, ditas com amor e o sincero desejo de ajudar, mudaram o destino de um árabe que embarcou para o Brasil e abriu um dos salões de beleza mais caros e requisitados de Belo Horizonte.
Talvez elas tenham poupado muitas vidas dos erros de um médico displicente. Além, é claro, de trazer satisfação a uma vasta e endinheirada clientela.
Temos o poder de transformar realidades através de nossas palavras. Através de nossa língua podemos construir ou destruir: este é o poder das palavras.

A morte e a vida estão no poder da língua. Provérbios 18:21

Certa eu vez estava no ponto de ônibus esperando a condução para ir trabalhar. Próximo a mim abriu-se o portão de uma casa. Uma senhora, que aparentava seus 40 anos de idade, saiu com um menino que aparentava 6. Ela pediu a ele que jogasse uma garrafa pet no lixo. O menino nem atravessara a rua para alcançar a lixeira, e a senhora já começou a xingá-lo:
– Seu burro, retardado, imbecil, idiota! Você não faz nada direito. Lerdo, burro, idiota, retardado!
Eu, que estava grávida de minha primogênita, fiquei chocada com a cena. O pobre menino, de cabeça baixa, depositou a garrafa no lixo, de forma bem atrapalhada, enquanto ouvia os insultos. A cena durou alguns segundos. E eu fiquei pensando se aquela senhora não tinha noção do que estava fazendo ao menino. Se não tinha noção do poder das palavras que estava ministrando na vida dele.
Lembrei-me de tantas pessoas derrotadas e com baixa auto-estima que vemos e que são, nada mais, que o fruto de corações e línguas tão insensatos. Não julgo aquela senhora. Não conheço a história dela. Apenas fico triste ao ver que muitas pessoas não conseguem dar um basta a um ciclo destrutivo.
Essas duas histórias, tão diferentes, nos mostram como temos o poder de escolher fazer o bem ou o mal, através daquilo que falamos.
Há poder nas palavras, elas criam realidades, por isso é fundamental nos disciplinarmos para usá-las com sabedoria. Algumas vezes é preferível optar pelo silêncio a dizer algo impensado, em um momento de ira.

Até mesmo o tolo passará por sábio, se conservar sua boca fechada; e, se dominar a língua, parecerá até que tem grande inteligência. Provérbios 17:28

O poder das palavras provém de nosso tesouro pessoal

Outra coisa importante é procurarmos sempre nos encher de bom conteúdo, para que tenhamos coisas ricas para dizer às pessoas. Há um texto na bíblia  que diz que a boca fala do que está cheio o coração. Portanto, se quisermos usar nossa língua para o bem, precisamos ser ricos por dentro.

Pois a boca fala do que está cheio o coração.O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más. Mateus 12:34-35
Uma coisa muito desagradável é conversar com pessoas que têm dureza nos lábios. Religiosos moralistas que só nos deixam para baixo, cheios de acusações, críticas e sermões. Parece que nunca estaremos bons o suficiente para seus “elevados” padrões.
Por outro lado, não há nada mais agradável do que conversarmos com pessoas bondosas, incentivadoras, que nos colocam para cima. Que não têm medo de nos dar um precioso puxão de orelha quando é preciso. É importante nos cercarmos de gente assim.
Gente que tem consciência do poder das palavras  e, por isso, as usam com sabedoria e bondade.
Lembro-me uma vez de estar conversando com um grupo de professores em uma das escolas em que trabalhei. Uma delas, recém casada, contava de forma descontraída sobre os palavrões com que xingava seu marido quando tinham qualquer discussão.
Serenamente, eu a adverti que revisse sua atitude. Disse a ela que estava abrindo precedentes para uma situação de falta de respeito em seu lar. E, quando o casal perde o respeito um pelo outro, já perdeu mais da metade dos motivos para continuarem juntos.
Ela me ouviu com atenção. E eu espero sinceramente tê-la ajudado.
Não sou a dona da verdade, mas sei que certos tipos de linguagens, em determinadas situações, são como verdadeiras minas terrestres. Apenas esperando o momento certo para deflagrar destruição.
Prefiramos abrir a boca para construir realidades de respeito, prosperidade e abundância. Saibamos usar esse poder para fazer o bem aos outros e, consequentemente, a nós mesmos.
Preste atenção ao que você diz!

Texto extraido do site: Mulher Sábia e Virtuosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 princípios para a restauração de seu casamento

Testemunho de casamento restaurado: "Ele faz o impossível acontecer."

Testemunho de casamento restaurado: "Deus estava no controle"

Caminhando no deserto: o processo da restauração familiar

Testemunho de casamento restaurado depois de 2 anos

Testemunho de casamento restaurado: Marido confessa "Eu preciso de você!"

Testemunho de casamento restaurado: “Mesmo sem filhos… Restaurado!”

Mensagem aos que ainda não casaram no Civil e no Religioso

Testemunho de casamento restaurado: "Foi Ele!!!"

Esperando o tempo de Deus