Mulher de Provérbios 31: uma mulher de carreira?
Recentemente, tenho ouvido várias
referências a Provérbios 31 para apoiar “mulheres em busca de uma
carreira” na política ou em qualquer outra área. Deixe-me dizer que eu
nunca argumentei que uma mulher não pode ou não deve trabalhar (apesar
de ser precisamente disso que evangélicos na blogsfera e na mídia têm me
acusado). Ironicamente, milha filha Jasmine trabalha para mim! Ela é minha assistente para pesquisa e cuida da nossa loja online. Como, então, podem me acusar de argumentar que uma mulher não pode trabalhar?
Enquanto eu nunca argumentaria que uma
mulher não pode trabalhar, eu tenho defendido que de uma mulher é
requerido que ela seja uma “dona de casa” (Tito 2:5; cf. 1 Timóteo
5:14), e que, como tal, ela deve priorizar o seu lar e qualquer
“trabalho” que ela faz não deve interferir no seu chamado primário de
esposa e mãe. Assim, a mulher do fazendeiro que ajuda na colheita, a
mulher do padeiro que trabalha ao seu lado, ou a mulher do contador que
trabalha como sua recepcionista nos negócios da família, estão todas em
uma categoria diferente da tão chamada “mulher de carreira” (o termo não
é meu) que gasta sua vida como uma “ajudadora idônea” (Gênesis 2:18)
para outro homem (ou para uma corporação), em vez de para o seu marido.
Alistar Begg colocou isso bem:
Senhoras, a
maternidade é um trabalho de tempo integral. Não brinque consigo mesma,
achando que você pode ser uma recepcionista e uma mãe; que você pode ser
uma datilógrafa e uma mãe; que você pode ser uma vice-presidente e uma
mãe. Uma das duas coisas vencerá. Agora, olhe para a sua Bíblia e
pergunte o que você deve fazer. (Alistair Begg, “Biblical Principles for
Parenting.” Truth for lige podcast).
Deixe-me dizer que eu não sou tão
“estúpido” a ponto de ignorar completamente o fato de que existem muitas
mulheres (como minha mãe) que são abandonadas por homens pecadores,
egoístas, imaturos e/ou irresponsáveis (tanto o pai de seus filhos ou o
próprio pai delas), e que, assim, não têm qualquer escolha a não ser
trabalhar e sustentar seus filhos. Tampouco eu culpo mulheres cujos
maridos ficaram inválidos, por um motivo ou outro, por serem aquelas que
sustentam a família. Estou falando da nossa aceitação cultural
obstinada de uma visão que vê a mulher como um mero meio de produção.
Estou falando da ideia exposta na cosmovisão Marxista, que vê a saída
das mulheres de seus lares como um duplo feito: 1) Dobrar a
produtividade do coletivo, e 2) colocar as crianças debaixo da
autoridade do estado (via creches e escolas públicas), que, para o
Marxista, é deus encarnado.
A ofensiva dos evangélicos conservadores
tem sido na forma de referências à mulher de Provérbios 31. Essa
mulher, de acordo com muitos, é o protótipo da moderna “garota de
carreira”. Tomo a liberdade de discordar. Na verdade, eu argumentaria
que não existe nenhuma evidência clara em Provérbios 31 de uma carreira
de qualquer tipo. Além disso, eu me pergunto se essas pessoas que usam
os versículos 16 e 18 para argumentar a favor da conveniência de uma
mulher ter uma “carreira” usariam o restante dos versículos com a mesma
seriedade.
Provérbios 31:10ss
10 Mulher virtuosa,
quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. 11 O coração
do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.12 Ela lhe faz
bem e não mal, todos os dias da sua vida.13 Busca lã e linho e de bom
grado trabalha com as mãos.14 É como o navio mercante: de longe traz o
seu pão. 15 É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e
a tarefa às suas servas.16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta
uma vinha com as rendas do seu trabalho. 17 Cinge os lombos de força e
fortalece os braços.18 Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada
não se apaga de noite. 19 Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na
roca. 20 Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. 21 No
tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã
escarlate. 22 Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura.
23 Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os
anciãos da terra. 24 Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá
cintas aos mercadores. 25 A força e a dignidade são os seus vestidos,
e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. 26 Fala com
sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. 27 Atende ao
bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. 28 Levantam-se
seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: 29
Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. 30
Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR,
essa será louvada.
A mulher de Provérbios 31 certamente era
empreendedora. Ela também trazia renda para o lar e o fazia mais
produtivo. No entanto, não há nada nesta passagem que sequer sugira uma
carreira. Ela não batia ponto. Ela não tinha uma babá. Na verdade, o
contexto cultural faz como que essa leitura seja implausível. O Israel
do Antigo Testamento não era uma cultura na qual uma “garota de
carreira” se desenvolvia. Mas e quanto às outras verdades nesta passagem
que eram a norma para as mulheres do Israel do Antigo Testamento? Por
que usamos essa passagem para incitar as mulheres a terem sua carreira
fora de casa, mas não estimulamos as mulheres a:
Levantar de madrugada para cozinhar para a sua família (15)
Cultivar a própria comida (16)
Fazer as próprias cobertas (22)
Fazer seu marido conhecido entre os anciãos da terra (23)
Fazer suas próprias roupas (e as de sua família) (24)
Fazer e vender peças de roupa (24)
Cuidar da sua casa (27)
Cultivar a própria comida (16)
Fazer as próprias cobertas (22)
Fazer seu marido conhecido entre os anciãos da terra (23)
Fazer suas próprias roupas (e as de sua família) (24)
Fazer e vender peças de roupa (24)
Cuidar da sua casa (27)
Essas coisas estão claras no texto. Usar
o argumento da “garota de carreira” é forçar o texto. Especialmente
quando nós reconhecemos o princípio hermenêutico irrefutável de que a
Escritura interpreta a Escritura. Assim, não podemos usar Provérbios 31
para negar Tito 2. O que quer que a mulher de Provérbios 31 nos ensine,
ela não pode ensinar algo que contrarie o mandamento direto para as
mulheres serem “donas de (ou cuidadosas da) casa”. (Tito 2:5, cf. 1
Timóteo 5:14).
VODDIE BAUCHAM JR. é pastor, professor e
conferencista. Graduou-se no Southwestern Seminary e no Southeastern
Baptist Theological Seminary; estudou também na Universidade de Oxford.
Ele e sua esposa, Bridget, são casados desde 1989 e têm oito filhos.
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