Como ser uma esposa virtuosa



Outro dia uma leitora pesquisou aqui no blog, como ser uma esposa virtuosa. Achei interessante a dúvida dela e resolvi pesquisar em Provérbios 31. Cheguei a uma única conclusão:  aquela mulher era virtuosa porque se fez uma pessoa admirável.
Sim, muitas mulheres reclamam de que o relacionamento esfriou. Que o marido não dá mais atenção. Mas, convenhamos, quantas não abrem a mão de si mesmas e passam a viver em função “do outro”?
Perdem a luz, o brilho, aquilo que um dia chamou a atenção do companheiro. Ou tornam-se secas e amargas com o stress do dia-a-dia. Muita cobrança, pouco reconhecimento. Esquecem-se até do amor.
O fato é que a mulher-modelo de Provérbios 31 conseguia manter-se atrativa e admirável para seu companheiro. Vejamos algumas de suas características:
Ela era proativa
Não temerá por causa da neve, por que toda sua casa anda forrada de roupa dobraba. Provérbios 31:21
Uma pessoa proativa é uma pessoa que se propõe a resolver os problemas, e não ficar simplesmente se lamentando e/ou procurando culpados para eles. Uma mulher proativa é uma mulher positiva, de atitude, que tem força interior.
Observamos isso claramente na mulher de Provérbios 31. Ela era uma mulher de atitude, que fazia acontecer. Não parece ser o tipo de mulher fragilizada, que depende do marido para tudo. Que não consegue tomar pequenas decisões. Que se faz de vítima e fica chorando mágoas em um canto. Sua capacidade de agir encantava.
Todos gostam de ficar perto de pessoas focadas em resolver os problemas, as dificuldades, e não em reclamar deles. Mas como podemos nos tornar assim?

Como ser uma mulher proativa

Para ser uma mulher proativa você precisa, em primeiro lugar, cuidar da sua autoestima. Sim, porque essa energia, essa coragem, nasce de dentro para fora. Você precisa cuidar do seu interior, para ter um exterior saudável (e nunca o contrário).
Uma autoestima equilibrada lhe ajudará a aumentar sua autoconfiança para tomar decisões e adotar as medidas necessárias em determinadas situações.
Por isso, cuide bastante de sua autoestima, estude o assunto, busque informações sobre isso. Aqui no blog temos um material rico sobre esse tema. Falaremos sobre ele mais para frente, continue a leitura.

Ela era in(ter)dependente

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade
com suas mãos. Provérbios 31:13
Essa mulher tinha uma missão na vida. Tinha um propósito e se deixava iluminar por ele.
Em um mundo dominado pelos homens, em que a função da mulher se restringia a parir, a mulher virtuosa de Provérbios 31 decidiu colocar seus talentos à mostra. Ela desejou construir algo que fosse realmente significativo para ela.
Essa “independência” deixava seu marido super orgulhoso. O brilho nos olhos, a motivação de fazer algo (o que não precisa ser, necessariamente, relacionado a dinheiro).  Enfim: ela tinha sonhos na vida.

Dependência, independência e a desejável interdependência

Calma! Eu sei que isso pode parecer complicado, mas é super simples.
Na verdade, o que nós mais precisamos buscar dentro de um casamento é a interdependência, que é uma situação onde temos autonomia para tomar decisões e atitudes, mas ao mesmo tempo, queremos a participação do outro, no caso, o cônjuge.
Podemos ser pessoas totalmente independentes, e fazer o que nos dá na teia. Ou podemos ser aquele tipo de mulher super insegura, que depende do outro pra tudo (e que os homens emocionalmente saudáveis não gostam).
Mas o melhor é alcançarmos a interdependência. Que é uma situação onde temos força, brilho e autonomia para tomar atitudes e decisões, mas, ao mesmo tempo, não deixamos isso atropelar nosso relacionamento, ou seja, não deixamos nossos desejos e sonhos, sufocar a relação.
Aprendemos a abrir mão de algumas coisas e a usar nossas habilidades para trabalhar em prol de um lar mais feliz.

Uma boa amante
E a sua lâmpada não se apaga de noite. Provérbios 31:18

Já li muitas interpretações para esse trecho, mas sempre o interpreto no sentido sexual.
A mulher de Provérbios 31 conhecia a importância do sexo dentro do casamento. E procurava preservar essa parte. De onde vinha a energia? Não sei! Talvez ela tivesse muitas empregadas, mas o fato é que não deixava a peteca cair.

Uma dica simples e renovadora

Estudando sobre relacionamentos, percebi que em diversos livros existe um ponto em comum acerca da vida sexual do casal. Na verdade, mais do que desejar ter uma malabarista na cama, a maior parte dos homens esperam apenas um pouco mais de atitude de suas esposas.
Sim, a maior parte deles se queixa que somente eles tomam a iniciativa no sexo. E isso faz com que se sintam um pouco desconfortáveis, como se estivessem incomodando a parceira.
O ideal é que a esposa, de vez em quando, também tome a iniciativa. Sim, que ela também busque o parceiro e demonstre desejo por ele.
Agora, de nada adianta ficar o dia inteiro reclamando, cobrando, fazendo exigências, se comportando como uma verdadeira mulher rixosa, e esperar que o marido esteja super motivado a noite.
Eu sei que esses conselhos valem para os dois lados, mas não se esqueça que este blog é feminino. Então, preste atenção:
Uma vida sexual saudável começa também com um bom dia mais amável, com uma carinha mais feliz, enfim, com mais gentileza e menos grosseria.
Resumindo: no que depender de você, cultive uma vida sexual mais saudável, demonstrando interesse por seu parceiro. Tomando a iniciativa no sexo de vez em quando, e cultivando o desejo dele logo ao amanhecer, com afeto e respeito.

Como ser uma esposa virtuosa sendo generosa

Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao

necessitado. Provérbios 31:20

A mulher virtuosa de Provérbios 31, além de tudo, era bondosa. Cuidava dos pobres, sentia compaixão pelo necessitado. E, mais importante: fazia algo a respeito. Não ficava apenas com dó, era uma mulher de atitude.
Quando penso nisso lembro-me do apóstolo Tiago que escreve sobre a inutilidade da fé sem obras. Esse servo de Deus critica fortemente aqueles que olham para o necessitado e dizem: Vão com Deus, tudo vai ficar bem. E não têm a coragem de oferecer qualquer ajuda. (Tiago 2: 15-16).
Mas esta não era a realidade da mulher virtuosa. Ela era do tipo “gente que faz”. Puxa! Quem não admira uma pessoa assim!

Alguns benefícios da generosidade

Se você tem se sentido mal, com baixa autoestima, se sentido desprezada por seu parceiro, e isso tem afetado sua autoimagem, eu lhe aconselho a começar a fazer algo útil para as pessoas: urgentemente.
Sim, seja realmente importante na vida de alguém. Faça a diferença. Você não precisa salvar o Planeta Terra. Mas escolha uma única pessoa a quem deseje abençoar, e seja genuinamente útil para ela.
Dale Carnegie, um autor que muito admiro e que me influencia muito de forma positiva, nos ensina que a maior necessidade do ser humano é se sentir importante.
Pois bem, a lógica aqui é: quando você se propõe a ser generosa e abençoar alguém, você passa a ser realmente importante na vida dessa pessoa. E acredite, isso nos faz super bem.
E talvez você me diga: mas eu já fiz isso e só recebi em troca egoísmo e ingratidão.
E eu respondo: eu também. Quem nunca semeou em terra ruim levante a mão.
Existe terra ruim mesmo, gente ingrata, egoísta… mas existe muita terra boa também. O fato de você ter escolhido mal uma vez, não significa que irá escolher mal para sempre. Apenas mude o foco.
Eu já semeei em terra ruim (pessoas ingratas), e foi uma péssima experiência. Mas já semeei em terra boa (gente agradecida) e foi incrível, foi muito bom mesmo.
Sabe por quê? Porque eu me senti ótima. Eu me senti útil, importante, valorizada, amada. E essa é a melhor sensação que podemos alimentar em nossa vida. Isso turbina nossa autoestima e nossa autoconfiança.
Resumindo: quer ser uma esposa mais brilhante, mais amada e mais feliz? Procure pessoas gratas que estejam precisando de sua ajuda. E as ajude de verdade.

E ainda era amável
Abre a sua boca com sabedoria, e
a lei da beneficência está na sua língua. Provérbios 31:26
Sabe aquela ideia da mulher poderosa, independente, linda que não perde a oportunidade de esnobar o marido? (Ou mesmo dar uma esculachada)? Esqueça.
A mulher de Provérbios 31, embora tivesse atributos admiráveis, era amável, carinhosa. (Leia este artigo: Como ser uma esposa sábia e feliz)  Seu marido se sentia bem ao seu lado. Ela aprendeu a importância do respeito. Era boa conselheira, amiga, provavelmente uma boa ouvinte.
O fato de ser uma mulher super top, não a instigou a menosprezar e maltratar seu parceiro.

O poder que você tem nos lábios
Se nós tivéssemos o hábito de não somente ler, mas principalmente, viver a Palavra de Deus, seríamos muito mais felizes.
E a bíblia nos orienta claramente sobre o poder que temos através de nossas palavras. Gosto particularmente deste versículo aqui:
A morte e a vida estão no poder da língua.
O que bem a utiliza comerá dos seus frutos.
Provérbios 18:21
Esse versículo é muito poderoso. Por favor, releia-o três vezes com atenção.
Você pode gerar vida e gerar morte apenas com o uso que faz da sua língua. Esse poder é seu, e você o usa como quiser. Já parou para pensar seriamente nisso?
Você já parou para pensar, seriamente, no que está gerando dentro do seu lar, dentro do seu casamento, na sua vida, na vida do seu marido?
Parece que a esposa virtuosa de Provérbios 31, sim. Pois ela abria seus lábios com sabedoria, e construía um casamento feliz, um marido apaixonado que fazia questão de elogiá-la em público.
Não vou me ater muito a este tópico. Quero apenas convidá-la a refletir sobre como tem usado seus lábios.
E uma dica: Muitas vezes nós queremos aprender a usar nossos lábios com sabedoria, mas não conseguimos. Tentamos evitar a murmuração, mas parece um hábito já muito arraigado em nós.
O fato é que as mudanças não acontecem de fora para dentro. Toda verdadeira e duradoura mudança começa de dentro para fora. Então, para aprender a usar bem os seus lábios, você precisa começar um trabalho interno em você.

Como ser uma esposa virtuosa: conclusão
Bem, com esses e alguns outros atributos, realmente dá para começar a entender como ser uma esposa virtuosa, e porque a mulher de Provérbios 31 arrancava elogios públicos do seu companheiro.
– Proativa
– Independente (melhor dizendo: interdependente)
– Boa amante
– Generosa
– Sábia com suas palavras
Que possamos sim, nos espelhar nessa mulher virtuosa, que é uma referência para toda cristã. Que possamos buscar verdadeiramente sabedoria. Porque isso é, de verdade, uma busca. Algo a que devemos nos dedicar com carinho e determinação.

A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois a sabedoria; sim, com tudo que possuis, adquire o conhecimento. Provérbios 4:7
 Texto de: Mulher sábia e virtuosa
Você deve ter reparado que o tempo todo eu usei a palavra: atitude. Isso foi intencional, porque eu realmente acredito no que o apóstolo Tiago nos ensinou: a fé sem obras é morta (Tiago 2:24).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 princípios para a restauração de seu casamento

Testemunho de casamento restaurado: "Ele faz o impossível acontecer."

Testemunho de casamento restaurado: "Deus estava no controle"

Caminhando no deserto: o processo da restauração familiar

Testemunho de casamento restaurado depois de 2 anos

Testemunho de casamento restaurado: Marido confessa "Eu preciso de você!"

Testemunho de casamento restaurado: “Mesmo sem filhos… Restaurado!”

Mensagem aos que ainda não casaram no Civil e no Religioso

Testemunho de casamento restaurado: "Foi Ele!!!"

Esperando o tempo de Deus