Oração pela família: quando parece que nada acontece!

Você é do tipo de mulher que está em constante oração pela família, contudo, por mais que você ore, parece que pouca coisa acontece? Neste artigo você verá um dos principais fatores para a falta de eficácia na oração pela família.

Você verá também como uma atitude sua pode amenizar essa situação. E como você pode se tornar um instrumento de mudança para sua casa. Então vamos lá?
Existem várias explicações para o fato de você orar por sua família e ter poucos resultados. Talvez o coração dos seus familiares seja realmente muito duro. Talvez não seja ainda o tempo certo de as coisas começarem a acontecer.
Mas neste artigo eu desejo falar do único fator sobre o qual você tem completo controle: você mesma. Sim, talvez você não entenda, mas suas atitudes podem estar impedindo a restauração de determinadas áreas na sua família.
orar pela casa

A diferença entre pecado e insensatez

Não raras vezes nós nos confundimos entre viver uma vida de pecado e uma vida de insensatez. Algumas atitudes nossas podem não ser necessariamente pecaminosas, e por isso, nem sempre as encaramos com a devida seriedade.
Porém, essas mesmas atitudes, embora não sejam pecado, podem ser altamente destrutivas.
Um exemplo clássico são as constantes críticas e cobranças. Nem toda mulher percebe o potencial destrutivo dessas atitudes. Cobrar demais e elogiar de menos é um veneno para qualquer relacionamento.
Ninguém se alegra em viver ao lado de alguém que sempre o joga para baixo. Mas o problema é que boa parte das esposas não reconhecem que têm essa mania. Ou pior, justificam-na com o argumento de que o marido ou os filhos é que têm de procurar ser melhores.
Não se iluda! Você não conserta nada nem ninguém com palavras negativas, com acusações, com constantes críticas e palpites. O melhor resultado que pode esperar com isso é distância e ressentimento.
Serei clara e direta: de nada adianta orar para sua família se você sempre os coloca para baixo através de suas atitudes e palavras. Mesmo que você seja a santa e a certa da história, o único resultado que colherá disso é frustração.
familia crista feliz

Poder espiritual é diferente de sabedoria

Eu sempre vejo muitas esposas buscando poder espiritual, fazendo jejum e oração pela família, de seus casamentos. Mas vejo bem menos mulheres buscando quebrantamento e direção de Deus para agir em prol de seus lares.
Saiba que poder espiritual e santidade não são o suficiente para manter uma família feliz. Não se escandalize. Não estou dizendo que esses elementos não são necessários. O que quero deixar claro é que eles não são suficientes.
Além de santidade e oração, você precisa de discernimento, sabedoria e precisa buscar algumas virtudes. Este é o maior segredo das esposas bem-sucedidas. Elas não apenas oram “pelos entes queridos”, mas quebrantam-se diante de Deus por si mesmas.
Elas querem entender onde estão suas próprias falhas, e procuram corrigi-las com humildade. E é isso que cativa as pessoas. É isso que constrói laços de amor, carinho e confiança dentro de um lar. Não é apenas uma oração poderosa, mas um coração quebrantado que procura entender e respeitar o outro.
Toda vez que orar por sua família, lembre-se de orar por si mesma também. Lembre-se de pedir a Deus, sinceramente, para ajudá-la a ser uma mulher agradável dentro de sua casa. Uma mulher que conquista corações.
orar pela família

O problema da casa vazia

Não adianta expulsar o demônio e não colocar nada no lugar dele. A bíblia é muito enfática a respeito:
“Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso. Como não o encontra, diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem. Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. “.
Mateus 12:43-45
Se você apenas expulsa o mal, mas não coloca em seu lugar atitudes de amor, de respeito ou até de exortações (quando for realmente necessário), seu lar estará vazio. Quer dizer, em breve ele será reocupado.
O que desejo deixar bem claro é que nossas atitudes são tão importantes quanto nossas orações. E nesse sentido, nossa coerência é fundamental.
Não adianta falar da bíblia, de Deus, e agir como o Acusador. Ou como os fariseus hipócritas.
Ore sim, ore cem cessar,mas também esteja atenta às suas atitudes.
orando pelo lar

Conclusão: tornando a oração pela família eficaz

Se você tem orado, jejuado e buscado a Deus em prol do seu lar, não se esqueça de orar, jejuar e buscar a Deus em seu favor também. Não no sentido de ter mais poder, apenas, mas no sentido de ter mais sabedoria e quebrantamento.
Posso dizer que, conversando, lendo e observando muitas cristãs, percebo que as que obtém mais êxito em realizar a oração pela família, são as que mais reconhecem suas falhas e buscam mudanças.
Enfim, como dizia um saudoso professor de antropologia que tive, observar e respeitar o outro, é a melhor maneira de crescer por dentro (e vice-versa).
Reflita a respeito e, claro, você não é obrigada a concordar com o que digo. Faça como orienta o apóstolo Paulo, experimenta e vê se é bom para você.
Quero aproveitar e recomendar que você conheça o Método Esposa Sábia e Virtuosa, um treinamento criado com o objetivo de aliar os principais conceitos bíblicos em relação à esposa, com exercícios práticos que tornam fácil aplicar a teoria na prática.
Com ele você entenderá quais são os principais papéis da esposa, segundo a Palavra de Deus, e saberá também evitar alguns erros primários, mas graves, que atrapalham muitos casamentos.
No mais, ficarei muito grata se puder deixar seu comentário abaixo.
Deus a abençoe ricamente,
Texto extraído do site: Mulher Sábia e Virtuosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 princípios para a restauração de seu casamento

Testemunho de casamento restaurado: "Ele faz o impossível acontecer."

Testemunho de casamento restaurado: "Deus estava no controle"

Caminhando no deserto: o processo da restauração familiar

Testemunho de casamento restaurado depois de 2 anos

Testemunho de casamento restaurado: Marido confessa "Eu preciso de você!"

Testemunho de casamento restaurado: “Mesmo sem filhos… Restaurado!”

Mensagem aos que ainda não casaram no Civil e no Religioso

Testemunho de casamento restaurado: "Foi Ele!!!"

Esperando o tempo de Deus